Estudou na Academia de Amadores de Música e no Conservatório Nacional onde concluiu o 7º grau do curso de Piano. Simultaneamente estudou bateria na Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal com André Sousa machado. É licenciado em Composição pela Escola Superior de Música de Lisboa (1999) e Mestre em Etnomusicologia pela Universidade Nova de Lisboa (2007). Concluiu em Julho de 2017 o Doutoramento em Artes na Faculdade de Letras de Lisboa.

Lecciona no Conservatório Regional de Setúbal, Universidade Lusíada de Lisboa e Escola de Jazz do Hot Clube. Foi fundador da Escola de Jazz do Barreiro em 1999.

Ao longo do seu percurso como músico tem integrado inúmeros projectos, maioritariamente na área do Jazz, tendo gravado e/ou colaborado com Hugo Alves, Diogo Vida, Iuri Gaspar, Zé Eduardo, Carlos Barretto, Laurent Filipe, Vânia Fernandes, Luis Barrigas, Mário Franco, Isabel Rato, entre muitos outros. Em 2010 editou o seu primeiro álbum em nome próprio com o título “Deambulações" que foi bastante aclamado pela critica e no qual participaram Mário Delgado, Júlio Resende, Hugo Alves, João Custodio e Carlos Barretto. Em 2014, editou o seu 2º álbum com o título “Inquieta Luz" para a editora Sintoma Records, álbum que foi apresentado no Hot Clube de Portugal dia 3 de Dezembro desse mesmo ano. Ainda no jazz colaborou recentemente em mais três álbuns: em 2014 “Cinema & Dintorni" (Fresh Sound) sob a liderança de Massimo Cavalli, “Reencontro" (Sintoma Records/2015) com o guitarrista Pedro Branco e o contrabaixista João Custódio, e “Rádio Orchestra" (Sintoma Records/2016), um novo projecto experimental em dupla com o guitarrista Ricardo Pinheiro. Recentemente integrou o quarteto de Beatriz Nunes e o quinteto do trompetista José Monteiro. Na área da pop gravou com Paulo Ribeiro o álbum “No Silêncio das Casas" e produziu "O céu como tecto e o vento como lençóis" e participou em projectos como o Baile Popular de João Gil. Integra vários projectos nas áreas do Jazz e Música Tradicional como é o caso do grupo Vozes da Cal. No campo da composição desenvolve frequentemente trabalhos para teatro, dança e cinema.
Participou recentemente no 1º álbum a solo da cantora Beatriz Nunes com data de lançamento para breve.
www.jorgemoniz.com